Beleza Blog Dicas Novidades Parcerias Slide

Vegetais aliados do cardápio diário por Beatriz Marcari

Oiii amores!
No post de hoje vou dar uma dica dos 13 alimentos aliados da dieta. Claro que sozinhos eles não fazem milagre, tudo isso deve ser aliado a uma rotina saudável e com atividade física!
Let’s go:

ACELGA 

É rica em fibras que saciam e trabalham diretamente no trato digestivo. Além disso a acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do mundo, ele contém betacaroteno, vitamina E e C, zinco, luteína e muitos outros antioxidantes que combatem diversas doenças.
vegetais-aliados-do-cardapio-diario-blog-mauricia-crisostomo
SALADA DE ACELGA
  • 1 pé de acelga
  • 2 tomate maduros
  • 1/2 cebola picada
  • 2 chuchus
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino  a gosto
  • Corte a acelga em tiras e transfira para uma saladeira. Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Corte-os em cubos e junte à acelga com a cebola. Descasque os chuchus e afervente-os em água salgada até que fiquem macios, porém firmes. Corte os chuchus em cubinhos e coloque na saladeira. Misture o azeite com o suco de limão, o sal e a pimenta e regue a salada. Sirva em seguida.

• ASPARGOS 

Auxilia na maior absorção de nutrientes por conter inulina. Além disso por ser rico em fibras sacia, auxilia na digestão e mantém um nível baixo de açúcar no sangue.

vegetais-aliados-do-cardapio-diario-blog-mauricia-crisostomo

SALADA DE ASPARGOS 

  • 1 maço de espinafre
  • 1 punhado de ervilhas frescas
  • Hortelã fresca a gosto
  • 1 talo de aspargos
  • 1 “bolinha” de queijo de cabra (ou outro que você preferir)
  • 1/2 limão
  • 1 colher de azeite de oliva

Em uma tigela junte o espinafre, as ervilhas e a hortelã picada. Fatie o aspargo em lâminas com um descascador de legumes, e coloque na salada. Esfarele o queijo de cabra por cima de tudo. Adicione o suco do limão e tempere com o azeite. Misture bem e sirva.

• BETERRABA

Previne e combate a anemia, diminui a pressão alta e fortalece o sistema imunológico. Isso porque é rica em ferro, vitaminas do complexo B e nitratos.

vegetais-aliados-do-cardapio-diario-blog-mauricia-crisostomo

CARPACCIO DE BETERRABA 

1 beterraba crua
1/4 de couve flor crua
Molho pesto a gosto (receita aqui https://dicafitbm.wordpress.com/2016/07/23/molho-pesto-falso/)
Folhas de manjericão ou salsinha para decorar

Lave, seque, descasque e rale a beterraba em fatias bem finas. Lave, seque, fatie com a faca ou rale os buquês de couve flor em fatias finas. Faça o molho pesto e despeje um pouco de molho pesto sobre o prato, monte o carpaccio, jogue mais um pouco de pesto e coloque algumas folhas de manjericão ou salsinha para decorar.

• COGUMELOS

Rico em antioxidantes que agem combatendo os radicais livres do organismo e possuem ação anti microbiana, combatendo micro organismos prejudiciais ao nosso organismo.

vegetais-aliados-do-cardapio-diario-blog-mauricia-crisostomo

ESCONDIDINHO DE COGUMELOS

2 mandiocas grandes
200g de shimeji
1 cebola média picada
1 colher de sopa de azeite
Shoyu a gosto
Sal a gosto
Descasque a mandioca e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Cozinhe até ficar macia.
Enquanto a mandioca estiver cozinhando, prepare o shimeji. Lave bem os cogumelos em água corrente. Com as mãos separe-os em pedaços menores, reserve. Aqueça o azeite em uma panela e adicione a cebola picada, refogue. Adicione o shimeji, o shoyu e misture tudo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando. Quando a mandioca estiver cozida, retire da água e amasse com um garfo até virar purê, ou passe por um espremedor. Caso o purê esteja muito seco, adicione um pouco da água do cozimento. Experimente e adicione mais sal se necessário. Transfira metade do purê para uma assadeira (utilizei uma retangular de 24×13 cm) e forre o fundo. Cubra com o refogado de shimeji, e por último, adicione outra camada de purê com o que sobrou. Leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 25 minutos, ou ficar dourado por cima.

• ABOBRINHA

Os benefícios da abobrinha para saúde são grandioso, Um deles é a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. O potássio garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique em equilíbrio. Além disto, A abobrinha é rica em niacina, vitaminas do complexo B, vitamina A. Além dos minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.
vegetais-aliados-do-cardapio-diario-blog-mauricia-crisostomo
ABOBRINHA RECHEADA 
1 abobrinha
1 xícara de carne moída
Queijo ralado
Sal, pimenta do reino e orégano a gosto
Corte a abobrinha pela metade e tire a parte que contém mais sementes. Recheie com carne moída. Espalhe o queijo ralado por cima e salpique pimenta do reino e orégano. Leve ao forno pré aquecido em 200 graus por, aproximadamente 30 minutos.
Tenham todos uma ótima semana!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *