Beleza Blog Dicas Moda Notícias Novidades Parcerias Slide

Novembro Azul por Wellen Andrade

novembro-azul-blog-mauricia-crisostomo

O mês de novembro é marcado pelas ações do Novembro Azul, movimento mundial em prol da prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por esse motivo, o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente.

No entanto, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença por puro preconceito. É justamente para combater esse tabu que foi criado o Novembro Azul. O movimento que teve origem na Austrália, em 2003, ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil. O exame de toque retal não afeta a masculinidade e demonstra o cuidado do homem com a prevenção de sua saúde e integridade.

novembro-azul-blog-mauricia-crisostomo

As visitas médicas devem ocorrer anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Se tratado no início, o tumor de câncer na próstata tem amplas possibilidades de cura, o que não acontece em relação aos diagnósticos tardios. Se o tumor se expandir para além da próstata, poderá inclusive atingir outros órgãos.

Uma cartilha produzida pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) está à disposição na Internet para orientar os homens sobre os cuidados de prevenção. O câncer de próstata se desenvolve principalmente com a idade e a incidência do tumor é mais comum em homens com mais de 50 anos.

Os casos podem ser diagnosticados por exames, sendo o principal o exame de toque retal, mas também por exame sobre a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo)

Fonte: saopaulo.sv.gov.br

Não tenha preconceito, realize o exame. Cuide de você!

Sou uma mistura de mulher com menina, sonhadora e realista, gênio forte mas sensível. Adoro papear e aproveitar o tempo com as pessoas do meu convívio, mas também gosto de curtir meu momento sozinha. Adepta a hábitos saudáveis e atividade física. Chocolate? Amargo é o meu preferido!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *