Beleza Blog Dicas Novidades Parcerias Slide

Fome ou Vontade de comer? – Por Wellen Andrade

fome-ou-vontade-de-comer-blog-mauricia-crisostomo

Entender a diferença entre fome e vontade de comer contribui bastante para quem quer reeducar a alimentação. Então, vamos lá:

A fome é uma necessidade fisiológica, é um sinal que seu organismo manda dizendo que precisa de alimento (combustível) para te manter estável. E, quanto maior a fome, mais fortes serão os sinais: a barriga e a cabeça podem doer, alteração do humor, reflexos menos ágeis, a visão pode ficar mais turva e você pode até desmaiar.

Já a vontade de comer, na maioria das vezes, é um estímulo psicológico. Não apresenta os sinais exemplificados na fome. É uma sensação passageira, quando você se distrai ela passa!

Agora, quando a vontade vier, é preciso analisar a situação:

Será que estou com fome? Se sim, coma respeitando sua fome e focando na qualidade, sem comer só o que dá vontade!

Será que quero isso mesmo? Vai valer a pena comer isso agora, sendo que daqui a pouco eu já vou almoçar/jantar?

Se depois de feita essa pequena análise for constatado que você realmente quer comer determinado alimento, então coma, com prazer, com calma, sem culpa, sem neuras e aproveite o momento. O alimento em si não te fará mal algum, mas o que você sentir por ele enquanto come ou depois de comer faz toda a diferença.

E aí consegue diferenciar? Em todo caso, consultar um nutricionista pode te ajudar a entender a fome e melhorar sua relação com a comida.

 

Uma boa semana á todos!

Sou uma mistura de mulher com menina, sonhadora e realista, gênio forte mas sensível. Adoro papear e aproveitar o tempo com as pessoas do meu convívio, mas também gosto de curtir meu momento sozinha. Adepta a hábitos saudáveis e atividade física. Chocolate? Amargo é o meu preferido!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *